quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Re-make: Bolo de Menina

Há muito muito tempo, numa terra distante daqui, houve uma criança que concorreu para ser a próxima cara do 24Kitchen. Fez uma receita dela, sem experimentar, e produziu um vídeo à primeira. O resultado: uma pratada de não tão impressionantes queques.
Alguns meses depois, aquando de uma festa de Ano Novo, a menina pensou: vou mudar a receita dos Queques de Menina! Se o 24Kitchen soubesse...


150g de chocolate branco
250g de farinha
3 ovos
150g de açúcar
1 chávena de leite
1 colher de sobremesa de fermento
sementes de uma vagem de baunilha OU 1 colher de chá de essência de baunilha
1 chávena de frutos vermelhos congelados (polvilhados com farinha)

500g de queijo creme
1 colher de sopa de açúcar em pó
1 colher de sopa de leite
1 colher de café de essência de baunilha
250g de framboesas frescas (2 caixitas das pequenas) 

*Separam-se as gemas das claras. Numa taça, batem-se as gemas e o açúcar durante 10 minutos. Batem-se as claras em castelo.
**Em banho maria, derrete-se o chocolate com metade do leite, mexendo sempre para não queimar. Reserva-se.
***Junta-se a farinha aos ovos e açúcar, juntamente com o fermento, o leite (aos poucos) e a baunilha. Quando estiver uma mistura homogénea, junta-se o chocolate e, em seguida, as claras em castelo.
****Polvilham-se os frutos vermelhos com farinha (isto permite que os frutos se mantenham no lugar durante a cozedura) e posicionam-se no centro de uma forma redonda untada com manteiga e farinha. Verte-se sobre eles a massa do bolo.
*****Coze-se o bolo a 180º até o palito sair completamente limpo e estiver cozinhado (o meu forno é um pouco avariado, pelo que é inútil confiar nos tempos de cozedura que ele implica)
TRUQUE: Ao desenformar, manter a forma sobre o bolo até arrefecer, mas tendo a certeza que o bolo se soltou. Isto porque, ao arrefecer, o vapor vai condensar e manter-se dentro da forma, ou seja, no bolo, tornando-o mais húmido.



*Para o creme: bate-se o queijo creme sozinho (deve sempre bater-se  o queijo creme sozinho antes de adicionar qualquer ingrediente para que fique macio e sem grumos). Adiciona-se o açúcar, o leite e a baunilha.
**Quando o bolo estiver completamente frio, cobre-se com o queijo e, por cima, dispõem-se as framboesas. Cobre-se com um pouco de chocolate branco ralado ou açúcar em pó, ou os dois para os mais gulosos.

*Recriações e inovações na Tasca da Mé

2 comentários:

  1. olá Mé :) apareci aqui por acaso, depois de saltitar de página em página e confesso que li (babei) o teu blog do início ao fim!
    parabéns pelas receitas deliciosas!
    vou manter-te debaixo de olho para quando me faltar a imaginação vir aqui cozinhar os teus pratos.
    continua o bom trabalho e parabéns pelo dom e pela simpatia que deixas transcrever nas palavras...
    se me permitires a ousadia de dar uma sugestão, gostaria de ver alguns ingredientes (ainda) mais saudáveis nas tuas receitas. por exemplo: num bolo uma alternativa saudável ao açúcar (açúcar de coco, geleia de arroz, ...) ou à farinha (integral, centeio, espelta, ...)
    eu sei que tudo o que fazes é com muito carinho e com ingredientes que qualquer pessoa tem na sua casa!
    muitos parabéns novamente!
    beijinhos e um bom ano novo!
    :)*
    silvia

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia!!!

    Estava tão bom quanto aparenta?
    Passei por aqui e não resisti a deixar os meus Parabéns, que blog tão delicioso!

    Bjinho
    Fabi

    ResponderExcluir