segunda-feira, 24 de junho de 2013

Limão e panela antiaderente

Se tivesse seriamente que escolher a pior receita que já fiz seria a primeira tentativa destas tartes. Horrível, ficaram a saber a panela. Mas, como não aceitei a catástrofe, decidi tentar outra vez e, posto isto, ficaram fantásticas! 



Massa:
500g de farinha
300g de manteiga
200g de açúcar
1 colher de chá de sal 

Creme:
5 ovos 
275g de açúcar
sumo de 1 limão
1 colher de café de baunilha 

Opcional:
Mirtilos e amoras 

*Para a massa, misturam-se todos os ingredientes até se formar uma bola e todos os ingredientes se ligarem. Reserva-se no frigorífico durante meia hora, no mínimo. Depois, amassa-se mais um pouco e estende-se a massa até uma espessura de mais ou menos meio centímetro. Forram-se formas individuais (já untadas) e levam-se ao forno (160º até ficarem douradas) com um pouco de feijão seco ou arroz para a massa não empolar.
*Para o creme, misturam-se com uma batedeira os ovos e o açúcar e depois acrescentam-se o sumo e a baunilha. Leva-se a lume brando e, mexendo sempre, deixa-se engrossar.
*Isto é opcional, mas, antes de encher as formas com o creme, pode por-se uns cinco mirtilos no fundo e decorar cada uma das tartes com uma amora.

**A alternativa, e porque sobrou massa para a quantidade de creme, é cortar a massa com um cortador de bolachas ou um copo, pincelar com leite, cobrir com açúcar e levar ao forno. Bolachas! :D*

Nenhum comentário:

Postar um comentário