quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Os meus melhores amigos, parte 3: Sopa

Esta publicação é uma combinação entre "Os meus melhores amigos" e uma espécie de Back to Basics. Quando comecei a conviver regularmente com pessoas que têm que cozinhar todos os dias, choquei-me sempre que alguém me dizia que não sabia fazer sopa. Quem não sabe fazer sopa? É que para além de ser super rápido é muito mais fácil que, por exemplo, estrelar um ovo.
A partir de agora, ai do meu amigo que não souber fazer sopa, pelo menos um cremezinho de legumes.


Creme de legumes
2 cenouras
1 courgette
1 chuchu
1 nabo
1 cebola 
1 dente de alho
meio repolho
1 alho francês
sal q.b. e um fio de azeite 
(Isto é a base, pode também adicionar-se um ou vários dos ingredientes abaixo, conforme o esteja no frigorífico)
1 chávena de abóbora
1 chávena de ervilhas 
2 tomates
meia couve flor
1 batata 
1 lata de feijão (branco, vermelho ou manteiga)

*Basta cortar todos os legumes em cubos pequenos e cozê-los em água a ferver durante, mais ou menos, 20 minutos ou até a cenoura (que é o legume mais duro) se desfazer com uma colher de pau. Deita-se um fiozinho de azeite e tempera-se. Passa-se com a varinha mágica e voilá, é só.
* Também se pode acrescentar massa, grão, legumes em juliana, espinafres ou feijão verde depois de se passar o creme. Deve é deixar a sopa ferver mais uns minutos para cozinhar o ingrediente adicionado.

Sempre simples, a Tasca da Mé*

Nenhum comentário:

Postar um comentário