domingo, 10 de novembro de 2013

Capricho solitário

Soube sempre que era uma pessoa com uma necessidade enorme de estar sozinha. Por isso, quando este fim-de-semana embarguei nesta espécie de retiro emocional, sabia que só podia correr bem. E não foi isso que me deteve de um belo banquete de domingo, ao qual a minha família sempre me habituou.
Não eram ainda 11 da manhã já eu saíra para a rua que tinha amanhecido solarenga e sem chuva, em direção ao supermercado para comprar os ingredientes para o meu mimo solitário. Para me sentir especialmente reconfortada, resolvi recriar uma das mil delícias que o meu pai já cozinhou para mim:
Caril vegetariano.


Para 4 pessoas ou 4 refeições solitárias:
1 lata de leite de coco (tem 400 ml / 40 cl / 4 dl)
4,5 colheres de sopa de caril em pó 
 2 maçãs
1 banana
200g de tofu meio duro ou duro (há três tipos de tofu, consoante o tipo de cozinhado e o gosto da pessoa, eu uso sempre o médio porque não se desfaz nem parece borracha)
meio pimento vermelho
1 alho francês
meia cebola
1 cenoura
um pouquinho de sal

*Num tacho pequeno, deita-se o leite de coco. Quando levantar fervura, deitam-se o caril e a fruta cortada em cubos pequenos; tempera-se com um pouquinho pequeno de sal. Deixa-se ferver um pouco, 2 ou 3 minutos, depois tira-se do lume e reserva-se.
**Num outro tacho, com um fiozinho de azeite, cozinham-se os legumes picados (a cenoura, a cebola, o alho francês e o pimento) e o tofu cortado em cubos durante cerca de 10, 12 minutos. Não se tempera para já. Verte-se então o molho de caril e coco, com a fruta, sobre os legumes e deixa-se ferver durante mais 2 minutos. Aí corrige-se o tempero, se for necessário.
***Serve-se absolutamente a ferver com noodles ou duas colherzitas de arroz branco.

Mimos agridoce na Tasca da Mé*

Um comentário:

  1. Hummm, que bom aspecto! Bem sabes que a Ásia sempre me cativou, mas não sabia que também ias buscar inspiração lá :)

    Que achas de nos revermos? Pois desde a Soares que não nos vemos.
    Beijinhos*

    ResponderExcluir