sábado, 30 de novembro de 2013

O que podia ser um porco bebé

Alguém me devia ter avisado que o último ano de uma licenciatura é o absoluto caos. Mas um aviso sério, não daqueles avisos de "depois tu vês como é". Acontece que uma pessoa perde simplesmente o tempo: o tempo de sair à noite, o tempo de ver um filme, o tempo de cozinhar como deve ser. Mas, quando se regressa a casa e não há quem mais cozinha porque, surpreendentemente, há pessoas que trabalham mais que nós, lá tem de se fazer o almoço. Segundo os papás, a trouxa de cogumelos que lhes fiz ao meio dia "sabe a leitão".


Trouxa de cogumelos (4 pessoas)
1 embalagem de massa folhada
2 latas médias de cogumelos inteiros (ou 4 das pequenas)
1 cebola grande picada 
1 alho francês
1 cálice de vinho do porto
1 ovo batido 
azeite, sal, pimenta, salsa e óregãos q.b.

*Num pirex, estende-se a massa folhada e pica-se várias vezes com um garfo. Numa frigideira, com um fio de azeite, cozinham-se a cebola e o alho francês cortado finamente, em lume brando, até ambos ficarem moles. Junta-se metade do vinho do porto e deixa-se ferver. Juntam-se então os cogumelos (atenção para não os mexer durante os primeiros dois minutos) e acrescenta-se o restante vinho, salteando e mexendo até estarem cozinhados. Tempera-se com sal e pimenta.
**Quando os cogumelos estiverem cozinhados, colocam-se no centro da massa folhada e dobram-se as pontas sobre eles para fazer uma espécie de trouxa. Cobre-se a massa folhada com ovo batido, sal grosso, pimenta, salsa picada e óregãos.
***Vai ao forno a 180º durante cerca de 15/20 minutos ou até ficar dourada.

*Matando saudades do forno na Tasca da Mé

Nenhum comentário:

Postar um comentário