sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Love is in the plate

De um momento para outro, quando me vi de novo em casa e envolta nenhuma gigante quantidade de tempo para preencher, deram-me umas profundas saudades de fazer bolachas. De modos que resgatei as "50 receitas de bolachas" e recriei uma delas, da categoria "Deliciosas". De facto.


Bolachas de coco e chocolate (cerca de 60):
50g de coco ralado
125g de chocolate preto (tablete) picado miúdo
1 ovo
60g de manteiga amolecida (basta deixar à temperatura ambiente e bater um bocadinho)
100g de açúcar
1 colher de chá de aroma de baunilha  ou de baunilha em pó
200g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó 

Cobertura:
 200g de chocolate preto (tablete)
80g de pistácios picados

*Bate-se a manteiga, o açúcar, o coco e a baunilha durante 10 minutos (Tenham paciência amigos). Junta-se então o ovo e depois a farinha, o fermento e o chocolate finamente picado. Divide-se a massa em dois e coloca-se no frigorífico durante 1 hora enrolada em película aderente.
**Durante essa hora o mais prático é descascar e picar os pistácios. É horrível, eu sei... Mas vale a pena.
***Passado uma hora, estende-se a massa numa superfície coberta com farinha com um rolo da massa, até ficar mais ou menos com meio centímetro de espessura. Depois cortam-se a massa com formas para bolachas. (Se não houver aí em casa, um copo serve perfeitamente)
****Leva-se ao forno num tabuleiro untado com manteiga e farinha, a 180º durante 15 minutos. É preciso manter as bolachas ligeiramente separadas

*Derrete-se o chocolate em banho maria e, quando as bolachas estiverem cozidas, cobrem-se gentilmente, uma de cada vez, deixando escorrer o excesso. Depois cobrem-se com o pistácio picado e deixam-se secar (podem ir para o frigorífico)

O bom disto tudo é que as bolachas podem guardar-se durante uma semana, se não desaparecerem todas nas mãos dos amigos.

*Na Tasca da Mé

Nenhum comentário:

Postar um comentário